DevOps Days Ghent (10 Years)

DevOps Days Ghent - Day 0

Dia extremamente intenso!! Muito cansado mas feliz =)

Ter a oportunidade de estar reunido com 150 organizadores de #DevOpsDays de mais de 50 cidades ao redor do mundo é uma experiência incrível!!

Tivemos MUITOS insights e aprendemos bastante sobre os problemas que os organizadores de #DevOpsDays enfrentam mundialmente! Existe solução para todos os problemas? Não...mas existem maneiras de contorná-los!! Notamos que muitos das dificuldades encontradas são as MESMAS em qualquer lugar do mundo. A troca de experiências nos Open Spaces foi outro ponto de destaque do evento. Ter um espaço para conversar com outros organizadores sobre experiências e a maneira de organizar um #DevOpsDays, ouvir sugestões e dicas, experiências de como solucionaram problemas ao redor do mundo é muito bom!

O Rafael Gomes fez uma palestra massa mostrando como cresceram os DevOps Days em território nacional (esse ano tivemos 15 eventos no Brasil) e ao fim em um gesto de grandeza chamou os organizadores dos DevOps Days do Brasil no palco para demonstrar a força da comunidade!

Para fechar este dia incrível, tivemos um jantar (VIP Dinner) aonde contamos com a presença do “Godfather” do #DevOps Patrick Debois.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

DevOps Days Ghent: Day 1

Joshua Zimmerman nos relatou que precisamos melhorar nossa comunicação: Communication IS THE KEY!!

Alguém pode nos falar que “DevOps não tem nada a ver com cultura”. Ao invés de simplesmente dizermos a ela que está errada, será mais impactante perguntar o porque ela pensa assim!

Ken Mugrage relatou a importância de “Times Empoderados”. Autonomia é a chave. Chega de micro-gerenciamento e hierarquias de comando e controle! Estamos no século 21! Quem não mudar o modo de pensar (especialmente líderes e gerentes) está fadado a ser varrido pela concorrência.

Julie Gund em sua palestra citou um dado muito interessante sobre Times de Alta Performance: Segurança Psicológica!!! Isto se dá através de: Autonomia, Estrutura, Clareza e Significado.

É muito interessante andar pelo evento e poder bater papo com pessoas como o Bryan Liles (lembra do TATFT?).

E no fim pude ter uma conversa com meu “novo brother” Patrick Debois aonde o mesmo pediu feedback sobre o evento e sugestões para melhorá-lo. Humildade em pessoa!!

E para finalizar o próprio Patrick nos deu dicas valiosas sobre como podemos elevar o nível do DevOpsDaysBH em assuntos como palestras e Open Spaces.

6.jpg

7.jpg

8.jpg

DevOps Days Ghent - Day 2

  • Você não pode comprar DevOps
  • Você não pode certificar cultura DevOps
  • Desenvolvedores deveriam estar resolvendo problemas utilizando tecnologia, não importa qual seja (use a que se adapte melhor aos seus problemas)
  • Se você não estiver resolvendo problemas você está desperdiçando tempo e dinheiro.

Migrar o seu fluxo de trabalho para se adequar a DevOps não é um processo fácil.

A adoção de DevOps requer uma completa transformação. Os aspectos humanos como cultura e liderança são mais importantes que tecnologia.

Andrew Clay Shafer encerrou o evento numa palestra impactante e que sintetiza tudo o que DevOps quer comunicar (mas muitas vezes falhamos em passar esta mensagem):

  • Devemos SEMPRE ajudar uns aos outros
  • Nós SEMPRE podemos fazer mais e melhor
  • Pessoas trabalhando juntas é melhor do que pessoas trabalhando isoladas (temos que ter senso de equipe)

No fim de tudo se trata de PESSOAS. #DevOps é sobre colaboração, empatia e interesse genuíno em pessoas. De nada adiantam ferramentas se a cultura não é boa!

Obrigado a quem tornou este sonho possível:

Mike Rosado, Yvo van Doorn

Obrigado a quem nos apoiou grandemente nesta aventura: Estabilis

Obrigado pelo suporte: GrooveTech, Elastic

Vejo vocês nos próximos DevOps Days !!!

9.jpg

No Comments Yet